Frase do dia:"Uma visão da natureza humana que ignore o poder das emoções é tristemente míope." [12]

No colégio Wellington (Inglaterra), com o objetivo de ajudar os seus alunos a apreciar o melhor da vida, foi introduzida no plano curricular uma disciplina onde são abordadas temáticas associadas ao bem-estar e otimismo. Os responsáveis são professores com formação em psicologia positiva. A psicologia positiva privilegia o desenvolvimento de perspetivas e posturas mais otimistas e positivas perante as adversidades da vida do quotidiano, promovendo o bem-estar individual. Segundo Anthony Seldon, diretor do colégio, as aulas vêm beneficiar a formação dos alunos, presentemente focalizada nos resultados académicos.

Para mim, a tarefa mais importante em qualquer escola é formar jovens para serem felizes, seguros e confiantes, que é bem mais importante que os rankings publicados pelo Ministério da Educação”. – Anthony Seldon
Não conheço os conteúdos da disciplina, mas tratar-se-á de uma estimulação da Inteligência Emocional.
Infelizmente, olhando para o exemplo português, os programas sobrevalorizam a informação, negligenciando no indivíduo as aptidões básicas para um autoconhecimento:
  • Conhecer as próprias emoções;
  • Lidar com as emoções;
  • Motivar-se;
  • Reconhecer as emoções nos outros;
  • Lidar com os relacionamentos;
  • Lidar com as adversidades/frustrações.
Alguns estudos concluem que o sucesso escolar tem mais a ver com questões sociais e emocionais como:
       01. Autoconfiança          
       02. Interesse, curiosidade
       03. Saber o que se espera de si
       04. Autocontrolo, saber esperar
       05. Procurar ajuda junto dos professores
       06. Expressar as suas necessidades
       07. Capacidade de relacionar-se
       08. Cooperação
       09. Intencionalidade
A quase todos os alunos com insucesso falta pelo menos um destes elementos.
"Uma visão da natureza humana que ignore o poder das emoções é tristemente míope". Basta pensarmos na etimiologia da palavra "emoção", que vem do latim motore = mover; com o prefixo "e-" fica "mover para", o que demonstra que as emoções são impulsos importantes para atuar e encarar a vida.

SUGESTÕES

3 comentários:

  1. Concordo contigo. Deveria haver uma aposta na inteligência emocional por parte das escolas. Mas também acho que essa função de incutir aotoconfiança, autocontrolo, segurança, sociabilidade, etc. tem de partir de casa. Os pais e a família são as figuras mais importantes nessa área. A escola deve ser um mero "adjunto" nestas questões. Fomentar na escola, sim, sem dúvida, mas esperar dos pais e da família a construção do SER social das crianças. Esta é a minha opinião e batalho todos os dias para que os meus filhos sejam autoconfiantes, seguros e que saibam relacionar-se socialmente. E espero da escola um complemento ao trabalho que faço em casa. Já tinha saudades dos teus posts. Benvinda. Beijocas

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    1. É tão bom saber que as minhas publicações são lidas por pessoas como tu! :) Estava a precisar de uma pausa...!
      Tens toda a razão. Entre a família e a escola tem de haver um trabalho de continuidade, de "parceria", de proximidade...Mas a raiz será sempre a família. Como tal, ela será a grande responsável pelo desenvolvimento (bom ou mau) da criança/jovem...

      Obrigada!
      Beijo grande.

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    2. "Goleman reforça que a melhor maneira de tornar as pessoas mais inteligentes emocionalmente é começar a educá-las desde crianças. Os pais que são efetivamente preparadores emocionais, ou seja, educar os filhos emocionalmente e prepará-los para enfrentar os desafios da vida com inteligência. Ensiná-los a como reagir nas diversas ocorrências que podem vir a acontecer e dar-lhes estratégias para lidar com altos e baixos da vida.

      Passa também pelo facto de os pais desenvolverem a sua própria Inteligência Emocional para perceber os sentimentos dos filhos e serem capazes de compreendê-los, tranquiliza-los e guiá-los, reconhecer a emoção como uma oportunidade de intimidade e orientação, ouvir com empatia e legitimar os sentimentos da criança, ajudar as crianças a verbalizar as emoções, promover a autonomia, impor limites e ajudar a criança a encontrar soluções para os seus problemas.

      Os pais têm um papel fundamental na educação emocional dos filhos, mas também a escola deve assumir esse papel desenvolvendo algumas iniciativas promotoras e facilitadoras da Inteligência Emocional dos alunos e professores." http://butterfliesehurricanes.blogspot.pt/search/label/Intelig%C3%AAncia%20Emocional

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